quarta-feira, 11 de novembro de 2009

5 palavras de Informática

Área de Trabalho

Meu conceito: Um lugar no computador em que é como um "menu principal" para o computador.

Conceito Formal: Uma área de trabalho consiste de um ambiente gráfico adequado ao usuário, onde ele possa abrir algumas janelas de programas e efetuar operações básicas sobre as janelas abertas e sobre o ambiente em si.

Utilidade: Abrir programas sobre ela e efetuar operações sobre ela.


Navegador


Meu Conceito: Um programa usado para acessar conteúdo da Internet.

Conceito Formal: Programa utilizado para navegar pela Internet, daí ser chamado também de navegador. Os mais conhecidos são o Internet Explorer (IE) da Microsoft e o Navigator da Netscape. O mesmo que Browser.

Utilidade: "Navegar pela Internet"


Placa-Mãe


Meu conceito: Um hardware essencial ao funcionamento do computador.

Conceito Formal: [Do inglês motherborad]. Placa de circuito impresso em que se encontram os principias componentes de um computador, como o processador e a memória principal.

Utilidade: Funcionamento do computador.


Janela


Meu conceito: Lugar na tela do computador que apresenta informações sobre o que você está trabalhando.

Conceito Formal: 1.Quadro que apresenta, na tela do computador, informações ou perguntas para o usuário.2. Área, na tela do computador, onde programas e aplicativos, quando executados são visualizados pelo usuário.

Utilidade: Visualizar o trabalho que está sendo feito.


Firewall


Meu conceito: Um programa utilizado para deixar o computador protegido contra "hackers" e evitar a entrada de informação indesejada no computador.

Conceito Formal: Dispositivo de segurança que monitora o tráfego de informação entre uma rede de computadores e a Internet, impedindo o acesso de usuários não autorizados ou entrada de dados sem a prévia permissão. Baseia-se num servidor proxy para o qual toda a comunicação externa é direcionada antes de chegar à rede. Visa, principalmente, proteger um sistema da invasão de hackers e crackers.

Utilidade: Proteção ao computador em uma rede.

6 comentários:

  1. Internet
    Conceito formal:A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da Worlds Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instatânea e compartilhamento de arquivos.

    Meu conceito:A internet na verdade é um conjunto de varias redes,entre todo mundo essa rede esta espalhada, e atraves dela voçe pode bater papo com milhares de pessoas.

    utilidade:Ela serve para diversão,bate papo,pesquisas,entreterimentos entre outros.

    ResponderExcluir
  2. HD(Hard disco)
    Conceito formal:Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) É a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rigido é uma memoria não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerada a "memória" propriamente dita (não confundir com "memória RAM").

    Meu conceito:É a parte do computador onde é guardada todas informaçoes,todos programas,tudo que é usado ao computador ligar esta guardado nele.
    Utilidade:Deixar salvos todos os programas em uso do computador.

    ResponderExcluir
  3. Janela
    Conceito formal:1.Quadro que apresenta, na tela do computador, informações ou perguntas para o usuário.2. Área, na tela do computador, onde programas e aplicativos, quando executados são visualizados pelo usuário.
    Meu conceito:É a parte na area de trabalho onde esta reservada para quando for clicada poder ser usado novamente.
    Utilidade:Ajudar pessoa que estão fazendo mais de uma coisa no momento.

    ResponderExcluir
  4. Descanso de tela
    Conceito formal:É um programa de computador originalmente desenvolvido para preservar a qualidade de imagem do monitor, simplesmente "escurecendo" a tela ou preenchendo-a com animações quando o computador permanece muito tempo sem uso. Atualmente os descansos de tela são mais utilizados por entretenimento ou segurança.
    Meu conceito:É um programa onde ajuda a preservar a imagem do monitor e ainda tirar a imagem clara ao passar certo tempo.
    Utilidade:Protejer o monitor.

    ResponderExcluir
  5. Firewall
    Conceito formal:Dispositivo de segurança que monitora o tráfego de informação entre uma rede de computadores e a Internet, impedindo o acesso de usuários não autorizados ou entrada de dados sem a prévia permissão. Baseia-se num servidor proxy para o qual toda a comunicação externa é direcionada antes de chegar à rede. Visa, principalmente, proteger um sistema da invasão de hackers e crackers.
    Meu conceito:Acho que o firewall é um programa muito interessante pois ajuda pessoas a se proteger do terror da web.
    Utilidade:Proteger o computador de hackers e crackers.

    ResponderExcluir
  6. Acesso dedicado
    Forma de acesso à Internet no qual o computador fica conectado permanentemente com a rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais.

    Acesso Discado (Dial-up)
    É o tipo de acesso dos usuários comuns. Para utilizá-lo, basta um computador, linha telefônica e modem. O usuário utiliza o computador (com um programa de comunicação) para fazer a ligação até o seu fornecedor de acesso. Ao ser recebido pelo computador do fornecedor de acesso, deve fornecer seu nome de usuário e senha para poder entrar no sistema.

    Adware
    Um tipo de programa, como o software (pago) ou o freeware (gratuito). O adware é gratuito, porém, para trazer rendimentos ao seu criador, ele geralmente tem banners em suas janelas. A maioria tem versão paga sem anúncios. Defensores da privacidade na internet criticam o adware por, algumas vezes, enviar dados do computador de seu usuário para a empresa que o criou. Para verificar se algum de seus programas é adware, visite o endereço www.datacreek.com/tips/adware.html. Ou então baixe o programa Ad-Aware, programa que verifica adware em seu sistema e retira componentes que comprometam a privacidade.

    Arquivo compactado
    Arquivo de dados cujo conteúdo foi trabalhado por um programa especial para ocupar menos espaço em disco (ou demorar menos tempo para ser transmitido via Internet). Para ser usado, precisa ser descompactado. Veja ZIP, Zipar.

    Attachment ("arquivo atachado")
    Envio de um arquivo associado a uma mensagem. Alguns programas de correio eletrônico, como o Eudora, permitem que qualquer arquivo seja enviado junto com uma mensagem. Ao chegar no destinatário, o arquivo associado pode ser copiado para o computador

    ResponderExcluir